terça-feira, fevereiro 25, 2014

8 sinais que podem indicar anemia

from http://www.saudevitalidade.com.br/noticia/262/ferro-para-combater-a-anemia/
Desde a minha adolescência tenho problemas com deficiência de ferro no organismo e de vez em quando, até os dias de hoje, tenho que ir ao médico para checar as coisas do lado de dentro :-)
Os sintomas abordados aqui são apenas alguns daqueles que a maioria, quando tem anemia sente, não é uma regra geral, afinal somos pessoas diferentes com corpos diferentes, portanto pode ser que você ou alguém mais manifeste a deficiencia de uma forma diferente da maioria.

Fatiga: Isso acontece pois "O corpo usa ferro para produzir hemoglobina, a substância presente nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio", diz Blaire Morriss, uma enfermeira do Centro de Vanderbilt para Saúde Integrativa. Quando você não tem células sanguíneas saudáveis ​​o suficiente, você começa a se sentir exausto. Eu particularmente durmo demais quando estou com anemia.

Dificuldade de concentração: É como se seus neutrotranmissores "trabalhassem" com dificuldade, com não conseguem completar sua tarefa.

Apatia: Não há interesse em nada, seja na família, trabalho, atividades diárias. Isso é causado também pela dificuldade que os neurotransmissores possuem de realizar suas tarefas "rotineiars".

Sem fôlego: Isso se dá quando o sangue com pouca quantidade de ferro fica sem oxigênio para contribuir no processo respiratório.

Palidez: Vai dizer que nunca fez o teste de olhar a parte de dentro da pele nos olhos?

Unhas quebradiças: As minhas apresentam também pontos brancos.

Facilidade em contrair infecções

Urina de cor rosa ou vermelha 

Como mencionei antes, não são sintomas que todos com anemia irão apresentar, mas quando é algo que não desaparece por um longo período, sempre é aconselhavel uma visita ao seu médico. Os primeiros sintomas em mim são fatiga, apatia e unhas quebradiças, poderia tomar ferro em uma percentagem em que eu "achasse" melhor (não sou médica e automedicação é um perigo!), mas prefiro com recomendação médica tomar a dosagem certa(alimentação apenas não é o suficiente). Portanto, aprenda a "escutar" seu corpo e reconhecer quando tem algo que não tá certo!

Bjs deusas!

3 comentários:

  1. Bem, acho que não tenho nenhum sintoma! Que boa noticia, rs!
    Mais sim, é bom ficarmos espertos! :)
    Att,Blog | Bloglovin | Fan Page | Instagram

    FB, Vanessa Nunez.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive anemia. Naquela fase da adolescência que a gente sempre se acha gorda sabe?!
    Que quer fazer regimes loucos...
    Hahahaha foi com o teste do olho que eu descobri hehehe! E tive ir no medico!
    Hoje está tudo bem graças a Deus :P mas é bom estar sempre de olho nos sintomas!
    Beijinhos FB
    Obrigada pelas dicas! ♥

    Pink CupCake

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, acho super importante que as pessoas fiquem atentas a qualquer sintoma que fuja do normal, mesmo se não for anemia poderia ser qualquer outra doença... Eu por sorte nunca tive anemia^^

    Andressa Gomez - FB
    http://hardbanger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir