quinta-feira, novembro 21, 2013

Maior de 30??? Essa é pra você!! Antioxidantes e radicais livres: O que são????

Se existisse milagre na área de cosmético com relação à cuidados com a pele, os antioxidantes levariam a fama de serem os santos e os radicais livres como os grandes vilões. Os antioxidantes, em muitos estudos, se não na maioria, aparecem como o principais ingredientes anti envelhecimento, frustrando os planos causados pelos chamados radicais livres. Mas, o que realmente são essas duas palavrinhas, que para nós, mulheres mais experientes, deveriam ser bem conhecidas?
 
Os antioxidantes protegem a pele. Os radicais livres são moléculas destrutivas que provocam uma cascata de danos na pele. Os radicais livres são, na verdade, uma parte natural do que acontece em nossos corpos pelo simples fato de respirarmos o oxigênio do ar, além de serem também essenciais para as funções corporais diárias, tais como a digestão, ou seja, não tem como viver sem eles, eles nos mantém vivos(e envelhecendo)! 


Os radicais livres são ao mesmo tempo vilões e heróis, depende de como nós lidamos com eles. O problema começa, com os radicais livres gerados pela exposição ao sol sem proteção, poluição e fumaça de cigarro (entre outros fatores), são os fatores dentro do nosso controle (por exemplo , não podemos parar de respirar mas podemos evitar fumaça de cigarro), que irão influenciar no agir dos radicais livres. Se o objetivo é manter a pele saudável e com aparência mais jovem o maior tempo possível, independente da idade que você tem, certamente algumas precauções devem ser tomadas.

Claro que é quase impossível evitarmos tudo ao nosso redor! A fumaça dos carros por exemplo, nas grandes cidades é um fator de peso, mas que na maioria das vezes não tem como ser evitada. Então controle o que você puder. 

O que fazer então, já que é impossível parar a atividade dos radicais livres? Em primeiro lugar quero frisar que o nosso corpo contém uma reserva natural de antioxidantes para combater os radicais livres, mas à medida que envelhecemos e, especialmente, à medida que se acumulam os danos causados pelo sol, nosso excedente natural de antioxidantes é reduzido drasticamente, ou seja, seu corpo vai precisar da sua ajuda para continuar funcionando saudavelmente, é onde entra em cena os antioxidantes, tanto na dieta(vitamina A, vitamina C, frutas vermelhas como morango, bluberry)  quanto nos produtos que você usa.
 
Eu comecei não só pela alimentação, mas também pelos cosméticos. No momento, uso dois serums(usado antes do hidratante) diferentes, um pela manhã e um pela noite, percebo que eles ajudam quando a pele está muito ressecada ou precisando de um viço a mais (amiga, quem tem mais de 30 vai entender o quero dizer..). Claro que não vai fazer meu rosto ficar 10 anos mais jovem, mas vai ajudar a retardar o aparecimento dos danos causados pelos radicais livres. Tenho usado essa marca, Paula's Choice por mais de 2 anos e só tenho boas recomendações sobre a marca (além dos preços que se ajustam ao meu orçamento), que infelizmente não envia para o Brasil, apesar de vender para muitos países, mas certamente há produtos no mercado equivalente, nada que uma boa pesquisa não resolva.

E na dieta, alguns exemplos de alimentos que contém antioxidantes:


http://beleza.culturamix.com/dietas/os-antioxidantes-e-suas-funcoes-no-organismo

Ressalto que tentei fazer uma explicação ao meu entender, sem termos técnicos, até pela razão de não trabalhar na área, o que sei é baseado nos livros, revistas e pesquisas pessoais que faço sobre o assunto - caso tenha falado alguma besteira, por favor apresente o certo -  certamente ficou superficial, pois é um assunto bem amplo, mas é um começo para entender essas duas palavras, entre muitas no mundo da beleza, que muitas vezes lemos nos rótulos e não sabemos o que significa. Eu, particularmente, sempre procuro aprender para saber qual produto comprar, de acordo com a necesidade da minha pele. O assunto antioxidante é muito, muito amplo, mas o mais importante é entende e conhecer o ingrendiente, dentro do vasto grupo dos antioxidantes que será mais benéfico para a sua pele. Claro que só um ingrediente não vai fazer milagre, é um conjunto de coisas que você pode fazer diariamente, como parar de fumar e diminuir a exposição ao sol em horários inapropriados e sempre, sempre usar protetor solar!!


E, sempre que puder...



http://beleza.culturamix.com/dietas/os-antioxidantes-e-suas-funcoes-no-organismo

E, lembre-se!!Não tem como evitar a velhice, mas como lhe dar com ela de forma saudável!! Cada idade tem suas vantagens e desvantagens.


Bjs deusas!

15 comentários:

  1. Liz essa é pra mim já passei dos 30, adorei as dicas vou incluir mais alimentos que tenham antioxidantes obrigada pelas dicas, obrigada pela visita também já estou te seguindo te desejar um ótimo final de semana beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Preciso incluir antioxidades na alimentação.
    Ai, eu sou ruim pra comer comida saudável :/
    Mas agora é questão de necessidade e tenho que aprender a gostar.
    Meninas, Participem do SORTEIO no meu blog com esmaltes da nova coleção da Avon e cuidado para suas unhas!
    Beijinhos
    Participe do Sorteio|Blog Jana Nogueira| Fanpage| Twitter| Youtube

    ResponderExcluir
  3. Caramba, já estava pensando a algum tempo em mudar toda a minha alimentação e depois dessa sua postagem, buscar mais e tomar jeito, rsrs mudar a alimentação radicalmente. Quanto aos cremes, é que sou um pouco relaxada de usar muitos cremes, gosto da linha da Natra para tratamento facial e isso mesmo estou devagar.
    Beijos

    Gleide - FB

    ResponderExcluir
  4. Ainda não cheguei lá, mas já li todas as dicas e adorei :)
    É bom ir se preparando desde cedo para uma vida mais saudável e longa!!

    Beijinhos, Té
    bloglola.com.br

    Ps: meninas, não esqueçam de participar do #SORTEIO de Natal que está no ar!! Duas sortudas levarão para casa prêmios M.A.C, L´oréal, Victoria´s Secret e Aussie, hem :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas,embora já passei faz tempo dessa data rsrsrsr. Mas é muito importante a preocupação com o nosso corpo como um todo. Precisamos ter uma alimentação saudável, usar os cremes corretos e próprios para cada faixa etária e sem esquecermos da prática de exercícios físicos que são fundamentais. Sei disso tudo na teoria, mas na prática eu faço tudo errado. Estou aos poucos tentando mudar!
    FB
    Bjs
    Cantinho by Giuly's
    www.excessodegostosura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou bem longe dos 30, mas as dicas são ótimas, querida.
    bjs fb
    Little Things

    ResponderExcluir
  7. Sempre estou a procura de novidades a respeito da alimentacao, adorei suas dicas e tento levar na pratica do meu dia a dia. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Renata, quando vc pratica todos os dias vira rotina e vc nem pensa mais, facim, facim rs bjs

      Excluir
  8. Excelente post... eu adoro o Goji Berry, que tb é um ótimo antioxidante!

    FB

    paulapimentamakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, fui olhar no google e fiquei interessada em experimentar, no momento uso a semente de chia q é antioxidante tb, vou verificar, se não for muito caro vou apostar! obrigada pela informação!bsj

      Excluir
  9. Acho que tudo começa pela alimentação mesmo (indireta para mim... preciso muito elhorar a minha!)! Adorei as dicas dos serums...eu ja estou quase nos 30, bom ficar de olho!!

    Beijos,

    Mari - FB
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha hj em dia, penso eu...começar um pouquinho mais cedo já ajuda!!obrigda pela visita! bjs

      Excluir