quinta-feira, setembro 19, 2013

The "not so easy" tarefa de enviar produtos para o Brasil

Eu vendo produtos online há bastante tempo, aqui nos EUA, e NUNCA tive uma situação sequer que eu não pudesse resolver ou um pacote que eu não soubesse onde estava por falta de "tracking number", sem falar de pacotes que já enviei para países como Austrália e África. Destaco que, nos pedidos internacionais, no início tinha medo de não chegar, pois não tinha como eu localizar depois que o pacote deixava as terras americanas, mas sempre chegaram diretinho. Os anos me deram mais "liberdade" e experiência em relação a peso e preços, hoje em dia faço tudo da minha casa.

Essa "liberdade" me deu segurança. Decidir que iria começar a enviar produtos para o Brasil, mesmo sabendo que nem cartas de natal que eu havia enviado para a família, em anos passados, nunca chegaram, eu insistir...afinal "eu conhecia o serviço de envio".

Para aquelas pessoas que me acompanham desde do inicio do blog sabem que ele começou pois eu tinha uma loja online que oferecia produtos de beleza e afins. Tudo estava indo muito bem, até começarem as reclamações de "pacotes não enviados", quer dizer, enviados eles eram, mas ou demoravam demais a chegar, ficava preso na alfândega (o que dependia do bom humor do fiscal, pois as vezes um lápis para os lábios ficava preso, mas uma base caríssima da Chanel, não) ou simplismente, não chegava, aí quem levava a culpa? Eu.

Cansei de receber e-mails perguntando onde estava o pacote e a minha resposta era a mesma. Scanneava o comprovante de envio (que já tinha sido enviado por e-mail no mesmo dia em que eu havia enviado o pedido) e sugeria que a pessoa fosse até o correio, era a única forma de defesa que eu tinha!
Confesso, tudo pra mim foi meio que um pesadelo, pois a situação estava fora do meu controle, totalmente! Foi muita dor de cabeça!Pra mim, não valia a pena, decidir fechar e não mais enviar nada para o Brasil, como não faço há bastante tempo.

Claro que muitos pedidos chegaram sem problema nenhum, mas querem prova de como não é tão "fácil" enviar produtps para o Brasil? O EBay, recentemente, começou a oferecer um programa de envio internacional chamado "Global Shipping Program", eu disse legal, assim vai ficar mais fácil o envio para Brasil, mais seguro, não acham? O programa funciona assim, você compra um produto, o vendedor envia o pedido para um endereço dentro dos EUA e o EBay realiza o envio pra vc - com todos os forms e fees que devem ser pagos, tudo dentro da legislação de cada país, você paga pelo frete, mas se o produto não chegar, o EBay se responsabiliza - legal né?mas adivinhem? O Brasil é um dos países que não consta na lista de lugares participantes do programa!!!

http://pages.ebay.com/help/sell/shipping-globally.html#countries

Eu não entendo minha gente!!!Fiquei indignada! Alguém me diz a razão disso?

P.S: Fiz um vídeo há algum tempo atrás sobre envio de pacotes para o Brasil, os preços mudaram, aumentaram , e muito, mas infelizmente a forma de envio mais segura (não é 100%) ainda é "Priority Mail". No final, é melhor comprar o produto no Brasil, pagar um pouco mais caro, ajudar a econômia interna, mesmo que o governo não ajude o seu bolso, mas você evita dor de cabeça no fim das 
contas...



E vcs tem alguma experiência com o envio ou recebimento de pacotes no Brasil???

Bjs deusas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário