segunda-feira, janeiro 28, 2013

Tratamento semanal para a pele: EXFOLIAÇÃO


Não adianta você limpar, tonificar e hidratar a pele todos os dias se você continuar fazendo o processo em "pele morta", ou seja, sua pele se renova a todo momento, as células que morrem continuam lá (é claro que eventualmente elas são removidas naturalmente, mas é um processo demorado)! A exfoliação ajuda na remoção das células mortas que estão sobre sua pele e na absorção dos produtos usados no seu regime diário facial.

Alguns profissionais recomendam uma exfoliação diária, outros dizem que ela deve ser feita semanalmente. Sinceramente, ninguém melhor do que você mesma para conhecer sua pele, se você exfoliar todos os dias (não necessariamente com "scrub", mas com qualquer outro tipo de exfoliação) e sentir sua pele vermelha, coçando ou muito ressecada tá na hora de dar um tempo pra que ela mesma possa se recompor, então pare e perceba o que está causando a irritação.

Quando se deve exfoliar? Certamente quando aquela base que você tanto gosta não tá fazendo efeito, talvez esteja na hora de ajudar a pele a remover as células mortas. Ou ainda, tem um teste, que você pode fazer em casa mesmo. Pegue um pedaço de fita adesiva trasparente e coloque na sua testa, se tiver pequeninos pedaços de pele, ao removê-la, você precisa exfoliar, urgentemente!

Exfoliar se torna ainda mais necessário quando você tem uma pele madura. Como parte do processo normal do corpo, o processo de renovação celular diminui e torna-se devagar ao envelhecermos, tirando o brilho e a maciez da pele. A exfoliação ajuda a expor as novas células desse processo.

Como exfoliar? Existem basicamente 4 tipos de exfoliação: Granular, em creme, o enzimático e o químico.

1 - Granular: Recomendado para as peles mais jovens, sem espinhas.
2 - Em creme: Recomendado para pele madura. Aplicado em camada, é removido após a secagem do produto ou 10, 15 minutos após o produto sobre a pele.
3 - Exfoliação enzimática: Recomendado para pele madura e/ou com acne. É um tipo de creme com enzimas que são ativadas com o vapor.
4- Exfoliação química:( os mais utilizados são os Alfahidroxiácidos (AHA) e os Betahidroxiácidos (BHA)) : É um tipo de exfoliação mais profunda para a remoção de marcas e manchas na pele. Deve ser feita por um profissional.

Citando também que o processo de microdermabração (tipos: cristal ou diamante) é um tipo de exfoliação bem mais agressivo.

Hoje em dia já existem produtos exfoliantes que contém AHA e BHA, os quais podem ser incluídos no seu regime diário facial. Esse é assunto para um outro post. Por enquanto vamos ficar por aqui.

Fiz um vídeo rápido de uma exfoliação caseira para o rosto. Essa receitinha peguei de uma super guru americana chamada Michelle Phan.

Você vai precisar:

3 colheres de sopa de Azeite de oliva virgem ou óleo de semente de uva.
2 colheres de mel.
1/2 copo de açucar mascavo.

Misture tudo e coloque em um vidro no seu banheiro (o produto dura bastante tempo e caso você também use no corpo, não dará nem tempo de estragar). Não coloque na geladeira, o mel vai endurecer e ficará difícil de retirar o produto na hora do uso.




Bjs deusas!

Um comentário:

  1. Amei as dicas, eu faço esfoliação uma vez por semana, beijinhos e uma ótima semana !!

    http://www.descontraidas.com

    ResponderExcluir