terça-feira, janeiro 29, 2013

O que são os AHA's e BHA's?

























Pegando o fio da meada do post de ontem, resolvir fazer um separado para “falar” um pouco dos exfoliantes AHA e BHA.  Daria para ficarmos aqui horas falando desses ingredientes exfoliantes, por isso vou resumir  o pouco que aprendi do assunto.

Antes de mais nada, o processo de exfoliação pode ser feito todos os dias (depende da pele que você tem, algumas aceitam o processo diário, outras não – você deve descobrir como a sua reage). Esses ingredientes, os Alfahidroxiácidos (AHA) e os Betahidroxiácidos (BHA), quando presentes nos produtos que você usa no seu regima facial,  ajudam a remover as células mortas, revelando uma pele mais jovem, ou seja, exfoliando a pele.

E qual dos dois usar? Antes dessa escolha, como mencionei antes você deve conhecer a sua pele e saber as necessidades da mesma para partir pra escolha dos produtos que mais a beneficiarão. Por exemplo, os AHA’s  são mais utilizados por pessoas com pele secas e/ou manchas causadas pelo sol, mas não têm o poder de desobstruir os poros, o que seria benéfico para a pele propensa à acne.  Já os BHA’s são perfeitos para a pele com espinhas, pois eles têm a função de limpar (fungos e sebo) os poros, agem como atiinflamatórios e antibacterianos.



Resumindo, se a sua pele possui manchas causadas pelo sol, possui espinhas  e cravos, adicione um produto com BHA à sua rotina diária, se a sua pele possui somente manchas e ressequidão, escolha o AHA. Caso queira usar os dois, pode, mas não há necessidade. 
Esses igredientes químicos vêm em percentagem, ou seja, você pode escolher uma fórmula mais concentrada, vai depender da necessidade da pele. Por exemplo, os BHA’s com fórmulas 1%  são indicados para aqueles com pouca espinha e cravos, rosácea ou eczema; aqueles com maior frequência de cravos e espinhas e discoloração devem usar a fórmula 2%.
Há ainda fórmulas com uma percentagem maior, novamente depende da necessidade da sua pele.
Ressaltando ainda que tais produtos contendo esses ingredintes podem vir em gel, creme ou loção. Recomenda-se o gel para a pele acneíca e o creme para a pele seca.
No geral, todos os dias ou não, o importante é que você exfolie a pele pelo menos uma vez por semana!

Nota1: Todas nós ficaremos velhas e enrrugadas, produtos de beleza só ajudam a retardar o processo :-)
Nota 2: Não sou dermatologista ou esteticista. Leio livros, artigos e revistas sobre o assunto, portanto se disse algo errado, ficaria muito grata de um profissional corrigir minha falha.
 
Bjs deusas!
     

2 comentários:

  1. Adorei seu blog..
    estou seguindo,dá numa passadinha lá no meu se gostar é só seguir

    queziamakeup.blogspot.com.br

    beijos..

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, muito mesmo do post., Parabéns flor.

    ResponderExcluir