quarta-feira, outubro 31, 2012

O que é esse tal de PH da pele?

Primeiramente, quero dizer que não sou esteticista, dermartologista, consultora de beleza e afins, mas sempre tive interesse em aprender mais sobre a saúde da pele, creio eu, que é pelo fato de ter  tido acne grande parte da minha vida, até hoje ainda sou visitada pela bendita, não como antes (fiz tratamento com Roacutan), mas ainda tenho umas aqui e ali.

Falar de saúde da pele é saber o que é PH, que nada mais é o grau de acidez na pele.  A pele humana necessita de uma certa quantidade de óleo para ficar impermeável ( certamente você já deve ter escutado dizer que óleo dá espinha – continue lendo, chegaremos a essa questão) e resistir a infecções. Pouco óleo pode ocasionar uma pele ressecada, o que ajuda no aparecimento das rugas – Por isso é tão difícil tratar a acne na idade adulta (eu bem sei), pois você tenta usar um produto para reduzir a oleosidade da pele, deixando-a ressecada, mas também quer usar produtos para os primeiros sinas de rugas, os quais são para ajudar na hidratação, ou seja, dá à pele uma certa quantidade de óleo, ai, tudo vira uma confusão, sua pele não vai entender o que você quer fazer – hidratar ou ressecar? E, óleo demais pode levar à pele oleosa e consequentemente, acne. O óleo produzido na pele é chamado de sebo e é produzida pelas glândulas sebáceas, que por sua vez está ligado ao folículo piloso, de onde crescem os pelos em cada poro na pele.
Na pele saudável, o poro se mantém aberto e o sebo sai livremente para a superfície. Na pele com acne, o sebo (o óleo), produzido pela glândulas sebáceas não consegue chegar a superfície devido às células mortas na pele, ou seja, o poro fica entupido – nessa fase a bactéria infecta o sebo e se multiplica dentro do poro, formado a acne, que pode ser branca, amarelada ou avermelhada. Uma pele mais ácida evitaria o aparecimento da bactéria.m
Tá, mas o que é esse tal de PH? Como disse antes é o grau de acidez na pele. A pele do bebê tem um PH neutro, ou seja, 7. Qualquer valor abaixo de 7 é ácido e qualquer valor acima, é alcalino.

A pele de uma pessoa adulta, teoricamente, é bastante ácida, o que ajuda a afastar os avanços de bactérias e fungos. O pH ideal da pele humana é de 5,5. Quando o óleo produzido pela pele se mistura com o suor, temos um manto ácido, que tem um pH de 4 a 5,5. Importante frisar aqui que o sabonete líquido adstringente remove o manto ácido e pode deixar a pele vulnerável a infecções bacterianas ou fúngicas. Por essa razão deve-se ter cuidado na escolha do sabonete que se usa para lavar o rosto. Escolha de preferência, aqueles com PH equilibrado (leia o rótulo da embalagem), já que geralmente não sabemos a composição do produto (a não ser que você tenha estudado química, farmácia ou cursos relacionados).
E ainda, jamais use o sabonete em barra usado no banho, em seu rosto, pois certamente ele não é indicado para a limpeza facial.
Então como saber se a pele está “equlibrada”? PH não é fácil de medir, mas a pele com um pH equilibrado parece saudável, é ligeiramente úmida e tem um brilho saudável, enquanto a pele que é muito alcalina, tem tendência à acne, é ressecada ou excessivamente oleosa, ou seja, um pH desequilibrado pode causar muitos problemas na pele.
O que fazer então? Pele com “problema” de acne não deve ser lavada com frequência, pois sabonetes em geral são muito alcalinos, principalmente os em barras, que poder ter um PH de até 9, ou seja, remove a proteção natural da pele, deixando-a ressecada, sem proteção e vulnerável a danos – Você não quer uma pele alcalina! Por isso é importante usar uma linha de produto indicada para seu tipo de pele.
Enfim, coloquei aqui um “pouquinho” no que sei desse tal de PH, claro, que existem outros fatores que influenciam também na condição da pele, como clima, hormônios ou ainda produtos usados.
Se alguém quiser acrescentar algo nesse post, será muito bem vindo, afinal, a aprendizagem é um processo contínuo, que o diga a ciência!

 bjs deusas!

3 comentários:

  1. Liz, minha lindona... otimooo post, otimo mesmo, super bacana..
    Mandei um selinho pra vc, passa la no meu cantinho depois e pega, e com carinho viu amiga! Bjim e tudo de bom!
    Renata
    http://www.motivetobepretty.com

    ResponderExcluir
  2. Renata, minha linda, muito obrigada pela visita :-)eu já tinha visto o selinho, só ainda não tinha tido um tempinho de parar, respirar e agradecer o carinho, muuuuuuuuito obrigada! obrigada mesmo!!!
    Vou postar no blog as well :-)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse post, principalmente pra quem tem a pele oleosa, como eu..pq a gente tem q procurar produtos específicos.
    Parabéns pelo blog.To te seguindo. Se vc quiser aproveitar para conhecer meu blog, pode entrar e ficar à vontade para me seguir tb...vou adorar...

    Blog: http://blogmakeuptodayblog.blogspot.com.br/
    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Blog-Make-Up-Today/309471565832151
    Twitter: @make_uptoday
    Instagram: talitatobaruela

    ResponderExcluir