quinta-feira, junho 28, 2012

Sua Saúde: Cálcio


Somente 1% de cálcio é necessário para a contração vascular e vasodilatação, a função muscular, a transmissão nervosa, a sinalização intracelular e a secreção hormonal. O corpo utiliza o tecido ósseo como um reservatório, e uma fonte de cálcio, para manter as concentrações constantes de cálcio no sangue, músculo, e fluidos intercelulares

O restante 99% do fornecimento do corpo de cálcio é armazenado nos ossos e dentes. O próprio osso sofre remodelação contínua, com reabsorção constante e deposição de cálcio no osso novo. A formação óssea excede a reabsorção em períodos de crescimento em crianças e adolescentes, enquanto que na idade adulta os dois processos são relativamente iguais. Em adultos mais velhos, especialmente entre mulheres na pós-menopausa, a quebra óssea supera a formação, resultando em perda óssea que aumenta o risco de osteoporose ao longo do tempo, por isso é muito importante a prática de exercícios!

No entanto, o corpo só funciona como descrito se você ingerir a quantidade necessária para tal função. E quanto é isso?


abies 0–6 monthsapprox. 210mg (if breastfed)
approx. 350mg (if bottle fed)
Babies 7–12 months 270mg
Children 1–3 years500mg
Children 4–8 years700mg
Children 9–11 years1,000mg
Adolescents 12–18 years (including pregnant and breastfeeding young women)1,300mg
Women 19–50 (including pregnant and breastfeeding women)1,000mg
Women 50–701,300mg
Men 19–701,000mg
Adults over 701,300mg
 Fonte: http://www.betterhealth.vic.gov.au/bhcv2/bhcarticles.nsf/pages/calcium

Tá e daí, quanto devo comer para atingir tal número? Bem, não é preciso ter feito medicina, nutrição ou seja lá o que for para saber que é praticamente impossível consumir a quantidade diária de nutrientes que nosso corpo precisa. Eu tomo um complexo vitamínico. Para o cálcio como umas "balinhas" que comprei na GNC - Uma ao dia!



 É importante ressaltar que você não deve comer mais que uma, vai fazer mal? Não, mas seu corpo só ingeri diariamente a quantidade limite, ou seja, se você ingerir mais que isso seu corpo não funcionará melhor. Lembrando que excessos, seja lá do que for pode não fazer bem a sua saúde! Portanto seja sensato!

Bjs deusas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário