sábado, dezembro 24, 2011

O que e Epiderme? e Derme? Hipoderme?

1 - Epiderme

E a camada superior ou externa das duas camadas principais de células que compõem a pele. Pense em uma banana - epiderme e a casca - é composta de pequenos espaços, como se fossem apartamentos, milhões deles, chamadas de células escamosas. As células escamosas são células redondas chamadas células basais. A parte mais profunda da epiderme também contém melanócitos. Estas células produzem a melanina, que dá à pele a sua cor.

2 - Derme

A outra camada principal da pele é a derme, - a parte de dentro da banana - a camada interna da pele, que contém vasos sangüíneos e linfáticos, folículos capilares e glândulas. Estas glândulas produzem suor, que ajuda a regular a temperatura do corpo, e sebo, uma substância oleosa que ajuda a manter a pele hidratada. Suor e sebo atingem a superfície da pele através de pequenas aberturas chamadas poros, que podem ser vistos a olho nu.

3 - Hipoderme

E a terceira das três camadas da pele, ficando abaixo da epiderme e da derme, respectivamente; é composta de tecido adiposo e conjuntivo que é responsável pela ligação ao tecido logo abaixo.

Na hipoderme sao encontrados os nervos e vasos sanguíneos, bem como os fibroblastos, que são responsáveis ​​pela produção de colágeno. As fibras de colágeno são responsáveis no "apoio" da pele , ou seja, na firmeza da pele.

A hipoderme também funciona no processo de temperatura do corpo e da pele.


photo:http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/revestimento.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário